segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Inscrições para as últimas turmas de 2012 do PRONATEC estarão abertas a partir da próxima segunda-feira

pronatec1







A Prefeitura da Vitória em parceria com o Governo Federal, Senac e Senai está oferecendo novas vagas para qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A partir da próxima segunda-feira, dia 26, até a quarta-feira, dia 28, estarão sendo realizadas inscrições para a formação da última turma de 2012.
Os cursos oferecidos são de Idiomas (Inglês e Espanhol) e Auxiliar de Operações Logísticas. Todas as turmas serão no período noturno. As aulas têm início previsto para o dia 10 de dezembro.
Os interessados deverão comparecer na Avenida Ivo Queiroz, 130, Loteamento São Severino. As inscrições serão realizadas das 8h às 12h.
Somente este ano a parceria da Prefeitura da Vitória com o Governo Federal qualificou cerca de três mil jovens para o mercado de trabalho com o padrão SENAI e SENAC em cursos como Costureiro Industrial, Auxiliar administrativo, Logística, Encanador, Assistente de Produção e Recursos Humanos e Modelista Industrial.
Em 2013 novas parcerias serão implementadas e mais oportunidades de qualificação serão criadas para os jovens. Uma delas com o IFPE disponibilizando 21 novos cursos, entre eles Editor Gráfico, Preparador de Derivados do Leite e Embutidos e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. A estimativa é que no próximo ano cerca de cinco mil jovens sejam qualificados. Todos os cursos são gratuitos.

Vitória das Tabocas fica com a quarta colocação na Libertadores Feminina


O campeão da competição sul-americana foi o Colo Colo do Chile, que venceu o foz Cataratas do Brasil nos pênaltis
O resultado final do Vitória na Copa Libertadores da América de Futebol Feminino 2012 pode não ter sido o esperado, mas colocou o time pernambucano entre os quatro melhores da América Latina. Ontem, as taboquitas até que tentaram, mas não tiveram forças para vencer as atuais campeãs da competição, o São José/SP, na disputa pelo terceiro lugar e terminaram derrotadas por 1×0, com o gol da atacante Cristiane. Assim como todo resultado negativo, alguns aprendizados serão extraídos dessa participação inédita do Vitória numa competição desse porte.
De acordo com a experiente Thaís Picarte, se quiser almejar algo maior, o planejamento e a preparação do Vitória precisam começa de agora. “O Colo-Colo está se preparando há um ano, o Foz está há nove meses e a grande maioria das equipes está há, no mínimo, cinco meses. Nosso time foi guerreiro. Estamos treinamos há apenas um mês e terminamos na quarta posição. Os méritos por esse resultado são de todas nós jogadoras, comissão técnica e diretoria”, explicou a goleira. A próxima competição do Tricolor das Tabocas será a Copa do Brasil 2013, com início previsto para fevereiro do próximo ano.
O campeão foi o Colo-Colo, segundo colocado do grupo C, na fase de grupos. O time chileno bateu o brasileiro Foz Cataratas na final, em cobrança de pênaltis por 4×2, depois de 0×0 no tempo regulamentar. Nesta terça-feira o Tricolor das Tabocas volta a campo para uma partida amistosa às 20h, no Carneirão, contra a Seleção de Trinidad e Tobago.
Com informações da Folha PE / Portal do Vitória.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Prefeitura da Vitória inicia reforma de doze unidades de saúde

postos-saude1








A Prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Saúde, está ampliando doze unidades da rede de saúde do município. As unidades dos bairros de Jardim Ipiranga, Galileia, Conceição, Lagoa Redonda, Serra Grande, CAIC, Dr. Alvinho, Amparo, Redenção, Cajueiro, Bela Vista e Pirituba, passarão por reformas e mudanças na estrutura física. Além dessas, outras três unidades localizadas em Cidade de Deus, Alto José Leal e Matadouro serão ampliadas.
As mudanças na estrutura física dessas unidades visam melhorar a qualidade do atendimento para a população com espaços exclusivo para cada serviço oferecido. As unidades seguirão o novo padrão de Unidades de Saúdes construídas no município.
As ampliações e reformas já estão em andamento e os atendimentos dessas unidades foram deslocados para locais próximos.

Festival de Teatro e Dança da Vitória tem início dia 22 de novembro


Marcado para acontecer a partir do dia 22 de novembro, às 20h, o Festival de Teatro da Vitória de Santo Antão já tem sua programação definida, incluindo teatro, dança e cinema, além de comemorar no dia 23, o aniversário do Teatro vitoriense Silogeu, onde acontece as apresentações.
A Mostra congrega uma grande quantidade de artistas e grupos que vêm atuando na área de artes cênicas, e têm participado ao longo desses anos no destaque de vários atores vitorienses, transformando nossa cidade em um polo cultural de teatro. O evento se encerra no segundo dia do mês de dezembro e terá premiação inclusive para a dança.
As inscrições para a XV MOSTEV estão abertas e seguem até o dia 05 de novembro, onde os interessados deverão encaminhar suas propostas de inscrição para o e-mail:leonardoedardna@bol.com.br ou pelos telefones (81) 8746-4428 / 8899-4388 / 3523-2639.

Taboquitas encaram nesta segunda time paraguaio



Após o em­pate por 1×1 diante do Co­­lo-Colo, do Chi­­­­­le, no último sábado, o Vitória retorna aos grama­dos hoje, para a segunda roda­da do Grupo C da Copa Liber­tadores da América 2012. A­pesar de não ter apresentado um bom futebol na estreia, prin­cipalmente no primeiro tem­po, o resultado terminou sen­do positivo e motivando as taboquitas para o desafio diante do Universidad Autonoma, no Paraguai. A partida será às 21h, no Carneirão.
A partida de hoje será decisiva para o futuro do Vitória na Libertadores. Isso porque, o Universidad Autonoma venceu, no último sábado, o Sport Girls, do Peru, por 2×0, e assumiu a liderança do Grupo C, com três pontos ganhos. Colo-Colo e Vitória estão em segundo, com um ponto cada. Além da partida do Vitória, o Carneirão recebe mais cedo, às 19h, Sport Girls x Colo-Colo. No Grupo B, em Caruaru, o Boca Juniors encara o Nacional do Uruguai, às 19h, e o São José/SP, atual campeão, joga contra o Caracas, da Venezuela, às 21h.
No último sábado, mais de três mil torcedores – maior público até então -, compareceram ao estádio para acompanhar a estreia do Vitória. Visivelmente nervosas em campo, as jogadoras não tiveram um bom início de jogo. Melhor tatica­mente, a equipe chilena sou­be aproveitar as falhas da defesa do time pernambucano e, aos 18 minutos, abriu o marcador com Bonini, que recebeu a bola da atacante Villamayor e escorou para o fundo das redes. O gol terminou abalando o Tricolor das Tabocas, que não se encontrava em campo. Sem ter nada a ver com a situação, o Colo-Colo ainda perdeu duas lindas chances de gol em cobrança de falta. Destaque para a goleira Thaís Picarte, que fez duas lindas defesas em cobrança de Csoto e Lara, respectivamente.
Para o segundo tempo, o técni­co do Vitória, que no fim da e­ta­pa inicial criticou bastante a a­tua­ção do seu time, promoveu duas alterações – colocou Chú Santos e Cida na vaga de Sandri­nha e Joicinha. As alterações surtiram efeito de imediato e a postura do Vitória no se­gun­do tempo terminou sen­do completamente diferente da apresentada no primeiro. Tan­to que, aos três minutos da etapa complementar, as toboquitas chegaram ao empate, com a zagueira Zizi. Ela subiu mais alto que todo mundo e igualou o jogo para delírio da torcida presente ao Carneirão: 1×1. O desempenho do Vitória só não foi melhor porque a atacante Thaisinha, principal destaque do time e esperança de gols, teve uma atuação muito aquém do esperado.
Thaís Picarte, goleira do Vitó­ria com excelente participação na partida, destacou o poder de reação do time pernambucano. “Co­meçamos muito mal. Nosso ti­me não estava encaixando bem. Apesar do resultado não ter sido de bom tamanho, pois tínhamos chances claras de ven­cer, o fator principal foi a nossa reação em busca pelo resultado. Isso termina nos motivando para os próximos jogos”, finalizou a arqueira do Tricolor das Tabocas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Governador em exercício inaugura fábrica em Glória do Goitá






















O governador em exercício João Lyra Neto (PDT) inaugurou na manhã desta segunda-feira em Glória do Goitá a primeira fábrica localizada no Nordeste do grupo Nissin Ajinomoto.

Ele fez o corte da fita juntamente com o presidente da Nissin Foods Holdings, Koki Ando, e do diretor geral da Ajinomoto América Latina, Etsuhiro Takato.

A joint venture (associação), formada pelas duas empresas japonesas de macarrão instantâneo, investiu R$ 46 milhões nesta unidade, que vai gerar aproximadamente 200 empregos diretos.

Atualmente, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de consumo de macarrão instantâneo com aproximadamente 2 bilhões de porções por ano.

Lei que determina lojas a cumprirem prazo de entrega de mercadorias é sancionada em PE


As lojas com sede física em Pernambuco serão obrigadas a cumprir os prazos de entrega de mercadorias aos seus clientes. O governador Eduardo Campos (PSB) sancionou a Lei nº 14.823/2102, que obriga as lojas a fixarem, no ato da compra, a data e o turno para entrega do produto. A lei foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (6). Agora, as terão o prazo de 60 dias para se adaptar à norma.
A Lei foi sugestão do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), após constatar o aumento no número de queixas de consumidores em relação a atrasos no serviço de entrega de mercadorias oferecido pelos estabelecimentos comerciais. Ele contou com a colaboração do Procon-PE para elaborar o projeto.
Segundo o deputado, o foco principal da proposta é não omitir informações ao consumidor, evitando transtornos e aborrecimentos para todos os envolvidos, cliente e fornecedor. “A data e o turno para entrega fica a critério da loja. A nossa preocupação é que o prazo seja cumprido. É um direito do consumidor e que deve ser respeitado”, explica o petebista.
De acordo com a nova Lei, caso o tempo determinado pela loja não seja cumprido, o responsável receberá uma advertência e, havendo reincidência, uma multa que varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil por entrega. A Lei vale apenas para compras presenciais, ou seja, aquelas efetuadas pessoalmente pelo consumidor nas lojas com sede física, não abrangendo compras pela internet.

MPF quer retirar frase "Deus seja louvado" das cédulas de reais


O MPF (Ministério Público Federal) quer retirar das cédulas de reais a expressão “Deus seja louvado”. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo entrou, nesta segunda-feira (12/11), com um pedido liminar na Justiça Federal para efetuar a mudança.

A procuradoria argumenta que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Para o MPF, a frase “Deus seja louvado” atenta contra os princípios da igualdade e da não exclusão de minorias já que privilegia uma religião em detrimento de outras.

“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza, haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, exemplifica o procurador Jefferson Aparecido Dias, autor da ação (clique aqui para ler a íntegra).

Para o procurador, o objetivo principal do pedido é proteger a “liberdade religiosa de todos os cidadãos”. Embora Dias reconheça que a maioria dos brasileiros professe religiões de origem cristã, ele lembra que “o Brasil optou por ser um Estado laico” e, portanto, não pode tomar partido de nenhuma religião.

No ano passado, quando passaram a ser impressas as novas cédulas de reais, o MPF recebeu uma representação questionando o porquê da permanência da frase no novo modelo.

Durante a fase de inquérito, a Casa da Moeda – local onde o dinheiro é impresso – informou que cabe exclusivamente ao Banco Central “não apenas a emissão propriamente dita, como também a definição das características técnicas e artísticas” das cédulas.

O Banco Central, por sua vez, lança mão da Constituição Federal para justificar a presença da frase. Logo no preâmbulo da Carta Magna, aprovada em 1988, constam os dizeres: “nós, representantes do povo brasileiro, (...), promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”.

Tradição

Em nota técnica enviada ao MPF, o Ministério da Fazenda afirma que a inclusão da expressão religiosa nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação direta do então presidente José Sarney. Posteriormente, em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”.

“Não se pode admitir que a inclusão de qualquer frase nas cédulas brasileiras se dê por ato discricionário”, afirma o. Para ele, a legislação brasileira não autorizou o Conselho Monetário Nacional a manifestar preferência por esta ou aquela religião.


Crucifixos

Em março, o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) havia determinado a retirada dos crucifixos e símbolos religiosos presentes nos espaços públicos dos prédios da Justiça gaúcha.

A decisão, inédita no país, havia sido tomada após requisição da Liga Brasileira de Lésbicas. “É o único caminho que responde aos princípios constitucionais republicanos de um Estado laico”, argumentara o relator da matéria no TJ-RS, desembargador Cláudio Baldino Maciel.

O procurador do MPF em São Paulo também abordou a questão dos crucifixos em repartições públicas, na ação protocolada nesta segunda. “Quando o Estado ostenta um símbolo religioso ou adota uma expressão verbal em sua moeda, declara sua predileção pela religião que o símbolo ou a frase representam, o que resulta na discriminação das demais religiões professadas no Brasil”, argumentou.


Multa simbólica

A ação também pede que a Justiça Federal estipule multa diária de R$ 1,00 caso a União não cumpra a decisão de retirar a expressão. A multa teria mero caráter simbólico, “apenas para servir como uma espécie de contador do desrespeito que poderá ser demonstrado pela ré, não só pela decisão judicial, mas também pelas pessoas por ela beneficiadas”.

De acordo com o MPF, a liminar não vai aumentar os gastos dos cofres públicos, já que a ação civil pública estipula um prazo de 120 dias para que as novas cédulas comecem a sem impressas.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Câmeras de segurança flagram assalto a joalheria em Vitória




Dois assaltantes roubaram uma joalheria no Centro de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. A ação dos homens durou menos de seis minutos e foi flagrada pelas câmeras de segurança do local. Foram levados 25 relógios, várias correntes de ouro e R$ 950. 

Segundo o proprietário do estabelecimento, esta é a primeira vez que a loja é assaltada. Segundo ele, uma outra joalheria teria sido roubada mais de 14 vezes.

VEÍCULOS NOVOS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO É SINÔNIMO DE SAÚDE DE QUALIDADE.




E para você que criticava os maravilhosos e modernos veículos da Prefeitura, saiba que o que era bom ficou ainda melhor. Isso por que o sistema de saúde da Vitória de Santo Antão está cada vez mais lindo, completo e equipado. A Secretária de Saúde adquiriu em parceria com o Governo Federal e o Banco Mundial mais dois novos veículos para atender a população através do Programa Estratégia de Saúde da Família.

Os veículos Frontier/Nissan e uma S-10 serão utilizados em ações do PESF, priorizando e ampliando a atenção ao atendimento básico em saúde.

Além da frontier/Nissan e da S-10 mais dois novos veículos também já foram garantidos para reforçar o sistema de saúde do município. A partir do dia 30 de novembro, a Secretaria de Saúde passará a contar com dois Doblò’s. Um para atender ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e o outro para o Programa Saúde na Escola. Os veículos também foram adquiridos em parceria com o Governo Federal.

Caminhão Baú derruba dois postes no Centro da Vitória de Santo Antão


Um caminhão baú causou transtornos à comerciantes, motoristas e pedestres na tarde desta quarta-feira (07), na Praça Leão Coroado, no Centro de Vitória de Santo Antão.
Segundo informações, a carroceria do caminhão enganchou na fiação de um poste causando a queda do mesmo em cima de um veículo, um Polo Sedan, que estava estacionado. Na colisão, o caminhão causou outro incidente quando acelerou para fugir do local onde acabou derrubando um outro poste de fiação elétrica por cima de outros veículos também estacionados na via. Fachadas de lojas comerciais também foram danificadas.
O fornecimento de energia elétrica, linha telefônica e acesso a internet, foram suspensos devido ao sinistro. A Polícia Civil investiga para tentar identificar o motorista causador deste episódio.
Confira…

Pela Libertadores Feminina, Vitória estreia contra o Colo Colo do Chile


( Foto: Luciano Abreu)

O time de futebol feminino do Vitória de Santo Antão vai estrear na 4ª Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, que será realizada de 15 a 25 de novembro, em Pernambuco, diante do Co­lo Colo, do Chile. A partida será realizada no dia 17 (um sábado), às 21h, no Carneirão. Antes disso, às 19h, no mes­mo local, Sporting Cristal, campeão peruano de 2012, encara o Universidad Autónoma, campeã do Campeonato Paraguaio 2011. A tabela oficial da competição deve ser divulgada hoje no site da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).
A cerimônia de abertura e a rodada inicial da Libertadores – com dois jogos -, será no feriado da Proclamação da República, no Estádio dos Aflitos, a partir das 15h. Deportivo Quito, do Equador, enfrenta o Formas Íntimas, da Colômbia. Na sequência, às 18h, o Foz Catarata/PR, campeão da Copa do Brasil de 2011, fará sua estreia no torneio contra o Universidad Santa Cruz, equipe campeã boliviana 2012.
Organizada pela Confederação Sul-Ame­­­ricana de Futebol (Conmebol), o torneio reunirá em Pernambuco 12 times divididos em três grupos. Anfitrião, as meninas do Vitória estão no grupo C ao lado do Colo Colo (Chile), Sporting Cristal (Peru) e Universidad Autónoma (Paraguai). A competição latina terá jogos em Vitória de Santo Antão (Estádio Carneirão), Caruaru (Luiz Lacerda) e Recife (Aflitos).

Lei contra crimes na internet é aprovada







 A Câmara dos Deputados aprovou ontem dois projetos de lei sobre crimes cometidos na internet. A legislação atual não prevê especificamente esses delitos, que acabam enquadrados em normas sobre crimes comuns. Os projetos seguem agora para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT). Um deles, a chamada Lei Azeredo – que tem como relator o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) -, tramitava havia mais de 13 anos no Congresso.
A discussão sobre crimes na internet foi destravada em maio, após vazamento de fotos da atriz Carolina Dieckmann nua. Isso fez com que um dos projetos sobre roubo de dados na rede, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), fosse apelidado com o nome da atriz. O texto de Teixeira torna crime alguns comportamentos, como a invasão de dispositivos eletrônicos para obter ou adulterar dados com a finalidade de conseguir uma vantagem ilícita. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão, além de multa. Quem produzir, oferecer ou vender programas que permitam a invasão recebe a mesma punição. Se, com a invasão, o criminoso tiver acesso a informações sigilosas, segredos industriais e comerciais ou comunicações privadas, a pena prevista no texto é de 6 meses a 2 anos de prisão. Ela aumenta se os dados forem comercializados ou divulgados.
Para o advogado especialista em direito digital, Victor Haikal, a lei tem brechas. Não há punição, por exemplo, à mera invasão sem obtenção de dados ou a tentativas de entrar do sistema. Ele também critica a falta de menção à disseminação de vírus e aponta erro no artigo que fala sobre programas que facilitam invasões. “Na maior parte das vezes, programas não são feitos para invadir sistemas, mas para acesso remoto, por exemplo, que é usado para fins lícitos. Punir quem produz o programa é como punir quem fabrica o revólver”, afirma.
Já o texto aprovado da Lei Azeredo apenas inclui modalidades praticadas pela internet em crimes já existentes na lei e cria delegacias especializadas. Para o relator, foi uma “vitória” contra quem não considerava necessário fazer normas específicas contra crimes cometidos pela internet. “Estou satisfeito, porque a minha luta era para ter legislação. Mas a legislação é só um ponto. Com ela tem que ter educação e ferramentas cada vez melhores”, disse.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pode faltar combustível no Nordeste este ano


O Nordeste está entre as regiões do País sob risco de ficar sem combustível no final deste ano. Diante da ameaça do desabastecimento, devido principalmente ao aumento do consumo, o Governo Federal começou a traçar um plano de emergência.
Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os estados mais vulneráveis na região. No caso de Pernambuco, a falta de competitividade com o etanol pode deixar o Estado sem gasolina, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco, o Sindicombustíveis-PE.
Além do Nordeste, o Norte, Centro-Oeste e os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul também preocupam o governo. Desde o mês passado, são feitas reuniões sobre o assunto. Os planos incluem aumento da capacidade de armazenamento e transporte.
O consumo recorde de gasolina, que pode passar de 36 bilhões de litros este ano, é a maior causa do colapso e, entre novembro e dezembro, é cerca de 10% superior à média nos outros bimestres. A Petrobras tenta aumentar a produção e  importa cada vez mais combustível para suprir esse aumento da demanda.
Outro motivo para o possível desabastecimento é a incapacidade interna de produção para acompanhar o consumo. A falta de infraestrutura para armazenar e distribuir a gasolina, piorada com as importações, também contribuem com o problema.

BB prorroga prazo de inscrições do concurso
















Atenção, concurseiros. O Banco do Brasil (BB) prorrogou as inscrições do concurso que visa a formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário. Os interessados poderão se inscrever até as 14h (horário de Brasília) desta terça-feira (06). 

A aplicação das provas está marcada para o dia 13 de janeiro. Aos portadores de necessidades especiais será reservado o percentual de 5% do total das vagas ofertadas.

Para uma jornada de 30 horas semanais, as iniciais são de R$ 1.892,00, cesta alimentação de R$ 367,92 e auxílio refeição de R$ 472,12. Oportunidades são para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Para participar é necessário possuir nível médio de escolaridade e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação. A seleção é composta por redação e provas objetivas com questões de língua portuguesa, atualidades do mercado financeiro, matemática, raciocínio lógico, Informática, atendimento, técnica de vendas, cultura organizacional e conhecimentos bancários.

As inscrições devem ser confirmadas no site da organizadora Fundação Carlos Chagas (FCC)Em Pernambuco, as provas serão aplicadas nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Vitória de Santo Antão, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina.

Blog dos Concursos

Jovem morre após ser espancado em campo de futebol no Bairro do Maués, em Vitória.


O jovem Wellington Nascimento de Souza, 19 anos, morreu ao dar entrada na Emergência do Hospital João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado, na tarde desse domingo (04), após ser espancado durante uma partida de futebol, no Bairro do Maués, onde morava.
De acordo com a Polícia, o rapaz foi atingido por capacete na cabeça por pessoas até então desconhecidas após um desentendimento por motivos ainda desconhecidos.O corpo de Wellington foi encaminhado para o IML no Bairro de Santo Amaro, em Recife.
Do A Voz da Vitória

Misturar energético com álcool causa problemas cardíacos, diz estudo


Uma pesquisa realizada pela Universidade da Tasmânia, na Austrália, apontou que a combinação de energéticos com bebidas alcoólicas pode causar distúrbios do sono e palpitações no coração. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira no jornal Daily Mail.

Quatrocentos homens e mulheres com idades entre 18 e 35 anos foram analisados. Aqueles que consomem álcool e energéticos ao mesmo tempo apresentam seis vezes mais chances de ter o coração acelerado do que os que ingerem apenas bebidas alcoólicas. Essas pessoas também têm quatro vezes maior propensão a dormir mal, sentir temores, irritabilidade e exaustão.

Especialistas explicam que o fenômeno acontece por causa da cafeína presente nos energéticos. Além disso, lembram que já foi provado anteriormente que a mistura está associada ao aumento da pressão arterial. Uma curiosidade descoberta pela pesquisa é que as pessoas que consomem as duas bebidas juntas tendem a ingerir menor quantidade de álcool.