quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prefeito Elias Lira divulga nota de esclarecimento sobre denúncias publicadas pela imprensa

Add caption



O prefeito da Vitória de Santo Antão, Elias Alves de Lira, divulgou no início da noite desta quinta-feira, através de sua assessoria de comunicação, uma nota de esclarecimento à sociedade sobre as supostas irregularidades na folha de pagamento da prefeitura da Vitória publicadas no Diário de Pernambuco no último dia 30 de maio que alegam existir, por exemplo, super salários de funcionários e até pessoas já falecidas no quadro funcional do município.
De forma clara, o prefeito elenca cada um dos fatos levantados pela reportagem esclarecendo que os mesmos nasceram na gestão anterior e que ainda no início de seu governo já havia determinado uma auditoria na prefeitura baseado em denúncias anônimas que relatavam a existência de diversas irregularidades. Como por exemplo, a contratação de pessoas faltando apenas 5 dias para o término da gestão passada, o que fere de forma veemente a Lei Eleitoral.
A atual gestão questionou as nomeações junto ao TCE/PE, entretanto o processo foi julgado pelo referido órgão que se pronunciou favorável a essas nomeações.
Leia abaixo a nota na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO 
O Prefeito Elias Lira esclarece a verdade sobre a folha de pagamento do município. As deficiências da folha de pagamento foram cometidas na gestão anterior. Nossa administração consertou as falhas.
O prefeito da Vitoria de Santo antão, Elias Alves de Lira, vem através desta nota perante a sociedade prestar os devidos esclarecimentos a cerca da reportagem publicada no Diário de Pernambuco no dia 30 de maio de 2012, apontando irregularidades na folha de pagamentos da prefeitura local.
“Preliminarmente, é indispensável esclarecer que, tão logo assumi a gestão do município determinei, respaldado em denúncia anônima, a realização de auditoria para apurar as possíveis irregularidades e encontrando-as, determinei a imediata abertura de procedimento administrativo (cujos resultados foram devidamente apresentados ao próprio TCE) notadamente as referentes aos servidores nomeados no período eleitoral – como foi dito na reportagem pelo próprio auditor do TCE – em conflito com a lei. “
As conclusões e esclarecimentos seguem abaixo:
Disse a reportagem:
  1. Existem 8 (oito) falecidos no registro de pagamentos
Resposta: Ao assumir a gestão em 2009, o Prefeito Elias Lira determinou que fossem verificados todos os registros contidos na folha de pagamento a fim de sanear possíveis irregularidades, o que foi realizado e foram interrompidos, preventivamente, todos os pagamentos indevidos que estavam sendo realizados desde 2007 (gestão anterior). Ressalte-se que, muitas vezes, a família não informa sobre o óbito, restando ao Poder Público o recadastramento para sanear possíveis falhas.
Conclusão: Não há servidores falecidos recebendo pagamentos. 
  1. 44 (quarenta e quatro) servidores domiciliados em outros estados.
Resposta: Foram realizadas atualizações cadastrais e a maioria dos funcionários reside em Vitória de Santo Antão, Recife e redondezas. Houve divergências no cadastramento de dados funcionais onde foi considerado o órgão/cidade/estado de expedição do documento de identidade, sanados com apresentação do comprovante de residência.
Ressalte-se que há apenas um caso de funcionário cedido a um órgão em outro estado, procedimento permitido por lei.
Conclusão: nesta gestão não há qualquer irregularidade também nesse aspecto. 
  1. 63 (sessenta e três) pessoas recebiam sem constar no cadastro de pessoal
Resposta: Todas as divergências identificadas na base de dados foram saneadas pela atual gestão que, ao receber os dados da gestão anterior, providenciou o recadastramento para regularizar as informações.
Conclusão: também não houve quaisquer irregularidades acerca do assunto. 
  1. 97 (noventa e sete) professores recebendo abaixo do piso.
Resposta: Os casos identificados correspondem a professores que foram aposentados com a carga horária da época da aposentadoria, em respeito ao art. 33 da Lei nº 3.196/2006, que reestruturou o Plano de Cargos e Carreiras/2006 dos professores do município da Vitória de Santo Antão. A atual gestão só manteve as regras anteriormente estabelecidas por lei na gestão anterior.
Todos os lançamentos apontados pela auditoria tratam de professores cuja carga horária não é superior ao limite mínimo para enquadramento ao pagamento pelo piso, não configurando qualquer irregularidade.
Conclusão: mais uma vez a atual gestão está agindo dentro da lei. 
  1. 113 (cento e treze) servidores recebendo menos de um salário mínimo.
Resposta: Não há lançamentos na folha de pagamento com valores inferiores ao salário mínimo. Os dados apresentados no relatório de auditoria se referem às gratificações concedidas aos servidores.
Conclusão: Não há nenhum servidor da Prefeitura da Vitória de Santo Antão que receba menos que um salário mínimo. 
  1. 17 (dezessete) servidores com idade superior a 70 anos
Resposta: Preliminarmente, vale ressaltar que todos os casos mencionados na reportagem poderiam ter sido aposentados ainda na gestão anterior, o que não aconteceu.
Conclusão: De todos os dados apresentados pelo relatório de auditoria, resta apenas um caso que é objeto de procedimento administrativo, que já está em curso.  
  1. 5 (cinco) inativos ou pensionistas com idade superior a 90 anos.
Resposta: ressalte-se que, todo cidadão brasileiro, amparado no artigo 6º da Constituição Brasileira, tem direito a Previdência Social independentemente de sua idade. Neste caso, à Prefeitura coube apenas certificar a prova de vida de todos.
Conclusão: Não há qualquer impedimento legal ao pagamento de aposentadoria a pessoas acima da idade citada. 
  1. 4 (quatro) servidores com idade inferior a 18 anos.
Resposta: Verificamos que havia um contrato de servidor que foi realizado em 01/04/2002 (gestão anterior), porém só passou a receber salário a partir de 2004, quando atingiu a maioridade (ainda na gestão anterior) quando já tinha mais de 18 (dezoito) anos. Os outros três casos foram admitidos com idade superior a 18 (dezoito) anos, conforme documentos que já se encontram à disposição dos órgãos de fiscalização e da sociedade.
Conclusão: A atual gestão, mais uma vez, agiu corretamente. 
  1. 530 (quinhentos e trinta) contratados em período eleitoral.
Resposta: Todas as nomeações foram realizadas em 26/12/2008, ou seja, ainda na gestão anterior. A atual gestão questionou as nomeações junto ao TCE/PE, entretanto o processo foi julgado pelo referido órgão que se pronunciou favorável a essas nomeações.
Conclusão: Mais uma vez a atual gestão fez a sua parte. 
  1. CPF´s inválidos ou inexistentes.
Resposta: Com a auditoria realizada no início da atual gestão, em 2009, todas as informações acerca de CPF´s inválidos e inexistentes foram saneadas, uma vez que os dados são necessários para a realização do pagamento, o que não poderia ocorrer, caso estivessem divergentes daqueles contidos na Receita Federal.
Conclusão: Todos os cadastros foram atualizados desde 2009. 
  1. Servidores registrados com CPF de terceiros.
Resposta: No início da atual gestão foram identificadas as divergências e os cadastros foram atualizados. Não houve qualquer irregularidade quanto ao pagamento dos salários, uma vez que os dados bancários já existentes no sistema estavam registrados no nome dos funcionários cadastrados. Haviam dois casos de servidores com CPF registrados de maneira incorreta que foram exonerados, funcionários estes concursados e nomeados na gestão anterior.
Conclusão: Mais um vício da gestão anterior. 
  1. Remunerações superiores a R$ 33.531,00
Resposta: O valor apresentado no relatório do TCE diz respeito a valores pagos em dezembro de 2009 a servidor acumulando salário mensal, décimo terceiro e vantagens inerentes ao cargo. Servidor este concursado e nomeado pela gestão anterior.
Conclusão: não há nenhum servidor percebendo salário superior ao teto estabelecido pela Constituição Federal. 
  1. 3.229 servidores com acúmulo de dois ou mais cargos, funções, empregos e/ou aposentadorias.
Resposta: em primeiro lugar houve equívoco nos números apresentados pelo TCE. Os casos existentes, porém, foram objeto de procedimento administrativo de apuração dos fatos, tendo inclusive ensejado a suspensão preventiva de pagamentos de vários servidores para não causar possíveis prejuízos ao município. Aqueles que estavam dentro da lei foram mantidos.
Além disso, houve duplicação da base de dados levantada, uma vez que considerou dois lançamentos para o mesmo servidor no mês de dezembro de 2009 (mensal+13º salário), induzindo à acumulação inexistente.
Conclusão: A denúncia não condiz com a realidade. 

Portanto, fica evidente que as irregularidades levantadas pela reportagem advieram da gestão anterior conforme vislumbrou o conselheiro do TCE, Dr. Marcos Loreto, na própria reportagem. Em nenhum momento a atual gestão foi omissa, tendo tomado todas as medidas legais e necessárias.
Por fim, informo que nossa gestão sempre teve o compromisso com a ética e a transparência, uma vez que sempre estivemos à disposição dos órgãos de fiscalização e controle para o acompanhamento permanente de nossas ações.
Esperamos que as informações aqui apresentadas tenham sido satisfatórias para a sociedade e nos colocamos à inteira disposição para os demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Pedro Queiroz abre o jogo sobre acusações contra a Prefeitura da Vitória


Depois da polêmica acontecida na última reunião da Câmara dos vereadores da Vitória de Santo Antão, onde o deputado estadual Aglailson Junior (PSB) distribuiu jornais do Diário Oficial, no qual tinha uma matéria falando sobre irregularidades em pagamentos dos servidores da prefeitura.

Com o intuito de apontar como o principal culpado dessa irregularidade o prefeito Elias Lira. Já que pessoas falecidas ainda continuavam recebendo, além de salários exorbitantes sendo pagos a funcionários.

Porém no programa da rádio Vitória comandado pelo atual vereador Pedro Queiroz (PPS), o tiro saiu pela culatra, pois o vereador abriu toda a verdade sobre os acontecimentos nos últimos anos. 

Apontando que os verdadeiros culpado são os que estavam no poder no mandato anterior, onde aconteceu máfia de concurso, aumento ilegal de salário de algum concursados pela câmara de vereador (de R$  1,500 para R$ 8 mil, podendo chegar até R$ 12) mil, continuação de pagamento a pessoas falecidas, entre outras.

Até o Tribunal de Contas da União (TCU) foi mencionado pelo vereador, que afirmou participação nas irregularidades do concurso. 



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura da Vitória construirá no município uma Praça dos Esportes e da Cultura – PEC

A Prefeitura Municipal da Vitória de Santo Antão, com o apoio do Governo Federal, implantará no município a Praça dos Esportes e da Cultura – PEC, um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassiistenciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital, que proporcionará grandes benefícios de inclusão social. A PEC será construida brevemente no Loteamento Conceição II e beneficiará as demais comunidades circunvizinhas. Reuniões de Mobilização Comunitária Social e oficinas já estão sendo desenvolvidas, a médio e longo prazo, de forma continuada, no espaço aberto localizado na Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes, com o objetivo da construção coletiva e de ensaio para as atividades e funcionamento do futuro equipamento. A Praça terá dois edificios multiuso, dispostos numa praça de esporte e lazer, com os seguintes equipamentos: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório; camarim; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground; pista de caminhada; área verde; bicicletário; canteiro de leitura; mesa de jogos; local para exposição/memorial e sanitários. Abaixo, fotos da última reunião realizada sobre o assunto na escola Ana Maria Alves Gomes, no Loteamento Conceição II.

Prefeitura de Vitória esta apurarndo as denúncias.

De acordo com o diagnóstico do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), entre 2009 e 2010, a contratação de servidores inexistentes em cidades do Estado ainda é recorrente. O relator, conselheiro Marcos Loreto, aplicou multa de R$ 5 mil ao atual prefeito da Vitória de Santo Antão, Elias Lira (PSD), e determinou que sejam apresentados ao Tribunal o nome dos responsáveis por cada uma das falhas. “Muitas das irregularidades podem ter sido cometidas em gestões anteriores, por isso determinamos que o prefeito apure os responsáveis. Caso contrário, o prejuízo poderá ser totalmente imputado a ele”, disse. O controlador-geral da Vitória de Santo Antão, Flávio Costa, afirmou que “a prefeitura instaurou um inquérito para verificar possíveis irregularidades”. O trabalho está em fase de conclusão, mas Costa adiantou alguns dos pontos levantados. Um deles é a contratação de 530 servidores em período eleitoral. “Isso ocorreu no final de 2008. Foi ação do prefeito anterior”. De acordo com o controlador, algumas medidas começaram a ser tomadas. “Todos os funcionários em situação irregular foram convocados e cada um dos casos começou a ser visto isoladamente. Vários já foram sanados”, completou. com informações do Diario de Pernambuco.

TRÊS MORTOS: Veja detalhes dos crimes ocorridos em Bezerros

Três pessoas foram assassinadas na noite dessa segunda-feira (28), em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, a primeira ocorrência foi registrada na Rua Joaquim dos Santos, bairro Asa Branca. Damião Quintino da Silva, 36 anos, havia bebido com um amigo conhecido apenas por “Caju” quando saíram de um bar e começaram a discutir. Na briga, “Caju” desferiu vários golpes de faca contra Damião que morreu no local. O acusado fugiu em seguida. A polícia foi acionada e realizou buscas, mas até o momento ele não foi preso. O segundo homicídio foi por volta das 19h. Segundo informações da polícia, a professora Márcia Cistina da Silva, 42 anos, estava andando pelo Centro da cidade, na Rua Padre Anchieta, quando um homem chegou e atirou contra ela. Os disparos atingiram a região da cabeça, do pescoço e do tórax. A professora morreu no local. Logo após o homicídio o acusado fugiu a pé. A polícia não tem informações sobre a autoria ou a motivação do crime. O último homicídio registrado nesta segunda ocorreu no bairro Santo Amaro. De acordo com a polícia, João Bosco da Silva, 46 anos, foi abordado por um homem – ainda desconhecido – que disparou vários tiros contra ele. Os disparos atingiram o rosto, o abdômen, a perna, e a mão da vítima. O acusado fugiu logo após o crime. João Bosco morreu no local. A polícia não tem informações sobre a motivação e autoria do crime. Os corpos das três vítimas foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

QUEM ESTA CERTO E QUEM ESTA ERRADO?

Quem pensa que as farras de cargos públicos estão só no Executivo se engana redondamente. Neste instante cabe mencionar quanto a nossa querida Casa Diogo de Braga, atualmente administrada, por não menos que o Sr. Presidente da Câmara da Vitória de Santo Antão – José Aglailson Queiralvares (PSB). Não é para menos! Com as contas 2004, 2005 e 2006 já julgadas irregulares, onde a conta de 2005, alija o Zé das próximas eleições pela Lei da Ficha Limpa, mais uma vez, para não perder o status, acaba de estourar os limites de gastos com pessoal da Câmara de Vereadores da Vitória em seu primeiro ano de mandato como Presidente da Casa. De acordo com o Portal do Cidadão do TCE-PE, a Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão recebeu de Duodécimo (valor constitucional enviado pelo Executivo municipal para manutenção das atividades parlamentares), R$ 3.687.314,09, referentes a R$ 307.276,17 por mês. De acordo também com a Constituição Federal, enquanto o Poder Executivo não pode ultrapassar 54% de gastos com pessoal (funcionários), o Legislativo também não pode ultrapassar 70% de gastos com pessoal (Funcionários, Vereadores e Previdência sobre os salários). Ao analisar o relatório 2011 da Câmara de Vereadores, o Sr. José Aglailson colecionará pelo jeito, mais uma rejeição das contas sob sua administração, desta vez, da dita Câmara. Observem os gastos: Subsídios de Vereadores – R$ 885.600,00 Pessoal Civil – R$ 1.741.327,07 Previdência – R$ 533.392,92 Total – R$ 3.160.319,99 Este valor representa exatos 85,71%, de toda a receita do ano de 2011. 15,71% a mais do que determina a Constituição. Corre a boca miúda, que os gastos com efetivos mal chegam à R$ 580.000,00. Se for verdade, o atual presidente gastou com cargos comissionados, algo próximo de R$ 1.500.000,00, 2,6 vezes mais que o gasto com efetivos. Mais um trem da alegria. Uma Verdadeira Farra Edílica.
A Primeira Câmara do TCE, através de uma auditoria especial, realizada na Prefeitura de Vitória de Santo Antão, encontrou falhas nas folhas de pagamentos das unidades gestoras municipais. O relator do processo, conselheiro Marcos Loreto, além de fazer diversas determinações ao prefeito, Elias Alves de Lira (PSD), aplicou-lhe uma multa de R$ 5.000,00. As principais falhas apontadas no relatório técnico, elaborado pela equipe da Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informações, acatadas pelo relator foram as seguintes: :: existência de 8 pessoas falecidas (servidores ativos e inativos), recebendo remuneração após o óbito; :: pagamento de remuneração a 44 (quarenta e quatro) servidores municipais domiciliados em outros estados; :: pagamentos associados a CPF’s inválidos ou inexistentes na base de dados da secretaria da Receita Federal, bem como pagamentos a supostos servidores cujos CPF’s não foram informados ou pertencem a terceiros; :: pagamentos a 63 pessoas físicas que não constam no cadastro de pessoal dos respectivos órgãos; :: verificação de que 3.229 servidores municipais acumulam dois ou mais cargos/funções/empregos e/ou aposentadorias públicos; :: pagamento de remuneração em algum mês do período auditado com valor acima do teto institucional de R$ 33.531,19; :: remunerações pagas em valores inferiores ao salário mínimo a 113 servidores; :: o pagamento a 97 professores com remuneração bruta inferior ao piso da categoria; :: presença nas folhas de pagamento de 17 (dezessete) servidores efetivos com idade superior a 70 anos e de 5 (cinco) inativos/pensionistas com idade superior a 90 anos; :: constatação da admissão de 4 (quatro) servidores com idade inferior a 18 anos; :: contratação de 530 (quinhentos e trinta) servidores em período vedado pela legislação eleitoral; Por essas razões, o relator fez diversas determinações ao prefeito para sanar tais irregularidades e determinou também que cópia da presente decisão fosse remetida ao Núcleo de Atos de Pessoal do TCE para o acompanhamento das determinações. O prefeito Elias Lira apesar de regularmente notificado, não apresentou defesa.

Programação do São João de Gravatá 2012

Aos poucos a grade de programação do São João de Gravatá 2012 vai sendo divulgada. Na manhã desta sexta (25) um banner com várias atrações já confirmadas para o São João da cidade começou a circular nas redes sociais, junto com a divulgação vieram muitas duvidas sobre a realidade da programação. O São João de Gravatá promete ser um dos maiores do estado e este ano e vem com uma grandiosa homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. As atrações confirmadas até o momento são; Garota Safada, Dominguinhos, Simone e Simara (ex-Forró do Muído), Aviões do Forró e Gilherme e Santiago. As datas também serão definidas em breve, até o momento a Banda Garota Safada e Simone e Simara se apresentam na abertura do São João, próximo dia 08 de junho, e a banda Aviões do Forró se apresenta no dia 16. A expectativa é grande em torno da dupla sertaneja Jorge e Mateus que possivelmente esteja incluída na grade. A Sec. De Turismo do município ainda não divulgou a data para a apresentação da programação oficial, a expectativa é que até o inicio de junho a programação seja divulgada. A enquete promovida pelo blog já passa dos 25 mil votos e a dupla Jorge e Mateus lidera com ampla vantagem sobre o segundo colocado a banda de forró Saia Rodada, continuem votando, breve divulgaremos o resultado oficial.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Kraft Foods divulga lista de aprovados para mais um processo de treinamento

Vitória de Santo Antão vem gerando mais desenvolvimento, mais emprego e mais oportunidades para os vitorienses. Nesta segunda-feira a indústria de alimentos Kraft Foods divulgou no início da tarde a relação dos aprovados para mais uma etapa do curso de treinamento e capacitação para novos colaboradores da empresa. A chamada Universidade de Alimentos (UAL) irá treinar cerca de 400 pessoas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No processo de inscrição realizado pela Agência do Trabalho no mês passado, a procura pelas vagas oferecidas para o treinamento havia superado, em um único dia, a expectativa da empresa e da agência. As aulas serão ministradas na Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), em Vitória de Santo Antão, a partir da próxima quarta-feira.

Polícia de Miami atira em homem nu que comia o rosto de outra pessoa

Um homem completamente nu foi abordado pela polícia de Miami, neste sábado, enquanto mastigava o rosto de outra pessoa. Segundo o jornal “The Miami Herald”, o agressor foi morto a tiros por um dos oficiais, enquanto a vítima está no hospital, em estado grave. Ainda de acordo com a publicação, um policial rodoviário viu a cena e pediu que o suspeito se afastasse da vítima. Uma mulher que passava no local também viu e chamou a atenção de outros policiais que estavam por perto. Segundo testemunhas, a polícia disparou pelo menos seis tiros. O suspeito morreu e a vítima foi levada ao hospital com ferimentos graves. A identidade dos dois não foi divulgada. A polícia solicitou as imagens do equipamento de segurança do prédio do jornal “The Miami Herald”, bem próximo a passarela onde estavam os homens. O oficial que disparou os tiros contra o suspeito também não teve a identidade revelada, mas Javier Ortiz, porta-voz da polícia local, o chamou de “herói”. - Nosso oficial da polícia de Miami é um herói e salvou uma vida - afirmou ele. Os investigadores acreditam que o “canibal” estava sob o efeito de cocaína. A vítima é provavelmente um sem-teto, e estava deitado no local quando o agressor atacou.

Polícia divulga retrato falado de suspeitos de terem estuprado socorrista do SAMU

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (28), o retrato falado de dois suspeitos de terem sequestrado e estuprado dois socorristas do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), do Cabo de Santo Agostinho. O crime aconteceu no dia 09 deste mês, quando os funcionários largavam de mais um plantão e foram abordados por dois homens armados. As vítimas foram assaltadas e agredidas fisicamente, uma funcionária chegou a ser estuprada. Na ocasião, um protesto foi organizado para cobrar mais segurança na área. O delegado Antônio Resende, responsável pelo caso, informou que quem tiver qualquer informação sobre os suspeitos poderá ligar para Delegacia do Cabo, através do número (81) 3184-3464. A polícia se colocou à disposição para novas denúncias de vítimas que reconheçam a dupla de criminosos pelas

Pitú completa 74 anos de existência

A Pitú é uma empresa 100% pernambucana, fundada em 1938 na cidade de Vitória de Santo Antão, pelos senhores Joel Cândido, Severino Ferrer de Morais e José Ferrer de Morais. No início, trabalhava com a fabricação de vinagre e bebidas a base de maracujá e jenipapo, além do engarrafamento de aguardente. Em 1948, com o rimo de crescimento acelerado, a empresa ganha o nome de Engarrafamento Pitú LTDA. O Diretor Presidente, sr. Elmo Cândido Carneiro, conta que existem duas versões para a escolha do nome Pitú para a empresa. Uma delas faz referência ao nome Engenho Pitú, propriedade da família em Vitória de Santo Antão, onde existiam muitos pitús, os camarões de água doce, que eram usados como tiragosto das reuniões pra beber aguardente no engenho. A outra versão fala da cana-pitu, um tipo de cana-de-açúcar dos engenhos da mata norte. Atualmente, a Empresa é líder em exportação de aguardente para a Alemanha, que distribui para toda a Europa, além de estar se consolidando na Ásia, a exemplo do Japão, e na América, a exemplo da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. Hoje, a Pitú é líder no nordeste e segundo lugar no mercado nacional.

Jogos Escolares do Colégio 3 de Agosto e só beleza

A Abertura dos Jogos internos do Colégio 3 de Agosto foi repleto de beleza, o evento que aconteceu na noite da última sexta-feira (25), teve várias atrações para encantar o grande público que estava presente. O coordenador geral do evento foi Batista, onde recebeu o prefeito e vice da Vitória de Santo Antão, Elias Lira e Henrique Filho, respectivamente, além de outras personalidades da cidade. Edmo Neves, Vice-prefeito Henrique Filho, Prefeito Elias Lira e o Diretor Batista Rembrandt Junior, apresentador da Rede Globo, fez a abertura com a entrada dos alunos representados as salas, também houve lindas apresentações do grupo de dança do professor Wanderson de Gravatá, porém o grande momento foi o desfile para o garoto e garota 3 de Agosto. A ganhadora da Garota foi Tayomara Millena de apenas 13 anos e com 1,65m, a linda garota de olhos claros ganhou pontuação máxima do jurados, fazendo que a possibilidade das outras foram reduzidas a quase nenhuma, o mesmo foi com o Garoto Igor Gabriel de 17 anos e com 1,74m, o charme do rapaz foi decisivo deixando todos seu concorrentes para traz. Grupo de Dança do professor Wanderson Ficha Técnica: Coreografia: Carlos Grupo de Dança do Professor Wanderson José Som: Dj Marcone Maquiagem: Bruno Ramalho Coordenador Geral: Batista

José Aglailson tem mais uma rejeição das contas desta vez, Câmara. Municipal de 2011

Quem pensa que as farras de cargos públicos estão só no Executivo se engana redondamente. Neste instante cabe mencionar quanto a nossa querida Casa Diogo de Braga, atualmente administrada, por não menos que o Sr. Presidente da Câmara da Vitória de Santo Antão – José Aglailson Queiralvares (PSB). Não é para menos! Com as contas 2004, 2005 e 2006 já julgadas irregulares, onde a conta de 2005, alija o Zé das próximas eleições pela Lei da Ficha Limpa, mais uma vez, para não perder o status, acaba de estourar os limites de gastos com pessoal da Câmara de Vereadores da Vitória em seu primeiro ano de mandato como Presidente da Casa. De acordo com o Portal do Cidadão do TCE-PE, a Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão recebeu de Duodécimo (valor constitucional enviado pelo Executivo municipal para manutenção das atividades parlamentares), R$ 3.687.314,09, referentes a R$ 307.276,17 por mês. De acordo também com a Constituição Federal, enquanto o Poder Executivo não pode ultrapassar 54% de gastos com pessoal (funcionários), o Legislativo também não pode ultrapassar 70% de gastos com pessoal (Funcionários, Vereadores e Previdência sobre os salários). Ao analisar o relatório 2011 da Câmara de Vereadores, o Sr. José Aglailson colecionará pelo jeito, mais uma rejeição das contas sob sua administração, desta vez, da dita Câmara. Observem os gastos: Subsídios de Vereadores – R$ 885.600,00 Pessoal Civil – R$ 1.741.327,07 Previdência – R$ 533.392,92 Total – R$ 3.160.319,99 Este valor representa exatos 85,71%, de toda a receita do ano de 2011. 15,71% a mais do que determina a Constituição. Corre a boca miúda, que os gastos com efetivos mal chegam à R$ 580.000,00. Se for verdade, o atual presidente gastou com cargos comissionados, algo próximo de R$ 1.500.000,00, 2,6 vezes mais que o gasto com efetivos. Mais um trem da alegria. Uma Verdadeira Farra Edílica.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Coreia do Sul procederá pela primeira vez a castração química de um pedófilo.

A Coreia do Sul procederá pela primeira vez a castração química de um pedófilo, condenado várias vezes pelo estupro de menores de idade, anunciou o ministério sul-coreano da Justiça. O homem de 45 anos, identificado como Park, deve ser libertado em julho, ao fim de uma pena de 10 anos por tentativa de violação de um garoto de 10 anos. Durante os próximos três anos, a cada três meses, Park receberá uma injeção de um produto destinado a reduzir sua libido, apesar de não ter aceitado, afirmou Kim Hyung-Yul, funcionário do ministério da Justiça.

Coreia do Sul anuncia primeira castração química de estuprador

Ritmo lento das obras mostra que a Copa tem todos os ingredientes para ser um vexame mundial

Fiasco a caminho – 31 de outubro de 2007. Na Suíça, mais precisamente na sede da FIFA, o então presidente Luiz Inácio da Silva tirou do bolso suas conhecidas pílulas de messianismo e garantiu com todas as letras que o Brasil realizaria a melhor Copa da história. Enquanto a blasfêmia oficial ecoava pelo planeta, os brasileiros ocupavam as ruas do País para comemorar a decisão da entidade máxima do futebol de realizar o Mundial em terras verde-louras. Daquela declaração os incautos depreenderam que o governo brasileiro faria o necessário para que a Copa de 2014 saísse a contento e dentro das exigências da FIA, afinal o País concordou com as regras do jogo no momento em que apresentou sua candidatura. Semanas depois do anúncio, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, externou sua preocupação com o caos reinante nos aeroportos brasileiros. E não demorou muito para ser ofendido por Lula, que de forma transversa e inominada chamou-o de “idiota”. Pode parecer insistência de nossa parte recrudescer o assunto, mas isso é preciso para mostrar a inoperância de um governo populista que sempre abusou da pirotecnia palaciana para enganar a opinião pública. Não faz muito tempo, o mesmo Valcke disse que o Brasil precisava de um “chute no traseiro” para cumprir o cronograma das obras. Foi o suficiente para os magnânimos palacianos se voltarem contra Jérôme Valcke, que foi alvo de impropérios disparados por Aldo Rebelo, ministro do Esporte, e pelo enfadonho Marco Aurélio Garcia, trotskista convicto que desempenha o papel de chanceler genérico de Dilma Rousseff, o mesmo da era Lula. De acordo com balanço divulgado pelo governo federal, apenas 5% das obras para a Copa do Mundo estão concluídas, faltando 750 dias para a abertura oficial do certame. No cálculo oficial constam as obras dos estádios e de mobilidade urbana e infraestrutura, como portos e aeroportos. Esses projetos concluídos correspondem a apenas 1% dos investimentos previstos para a Copa de 2014. Os dados divulgados pelo governo apontam para um cenário preocupante: 41% das obras não começaram, 9% tiveram a licitação finalizada, 17% estão em processo de licitação e 15% permanecem estagnadas na fase de elaboração do projeto. Segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (23), oito dos doze estádios da Copa do Mundo não concluíram 50% das obras. O mais atrasado é o de Curitiba, com apenas 11% do cronograma cumprido. O de Porto Alegre concluiu 20%. Dois estádios previstos para a Copa das Confederações, inicialmente marcada pata junho de 2013, ainda não alcançaram 50% do cronograma de obras – o Maracanã, no Rio de Janeiro, com 45% das obras concluídas, e a Arena Pernambuco, em Recife, com 33%. O ministro Aldo Rebelo, que apresentou o balanço das obras, disse estar otimista em relação às obras dos estádios. “O conjunto das obras guarda completa sintonia e compatibilidade com os prazos de entrega”, disse o ministro do Esporte, lembrando que visitou todas as obras recentemente. Rebelo disse também que o governo tem um olhar “otimista” sobre o andamento das obras. “Achamos que as obras estarão prontas dentro do prazo de entrega, que é antes da Copa de 2014”. Pelos cálculos oficiais, todos os empreendimentos serão entregues para a Copa do Mundo, apesar dos preocupantes atrasos. A maioria das obras (52%) ficará pronta em 2013, sendo que no ano passado foram entregues 10% dos empreendimentos. Em 2012 outros 22% estarão conclusos. Em 2014, ano da Copa, o governo prevê a entrega de 16% dos empreendimentos. Carraspana da FIFA Na terça-feira (23), Joseph Blatter, presidente da FIFA, voltou a cobrar o governo brasileiro. “O Brasil não é um país pobre. É a sexta maior economia do mundo. Tem ativos. Eles sabem o que precisam fazer. Mas não estão fazendo o trabalho no tempo certo”, disse Blatter. Nesta quarta, usando um tom de quem mudou o discurso desafiador, Aldo Rebelo comentou as declarações do presidente da FIFA. “O Brasil é um país democrático. Estamos abertos a recepcionar críticas dos nacionais, porque não recepcionaríamos críticas dos estrangeiros?”, disse. De acordo com o ministro, “o Brasil tem um desafio muito importante para ficar discutindo publicamente com dirigentes responsáveis pela organização da Copa”. Ou seja, aquele bombardeio na direção de Joseph Blatter foi uma cortina de fumaça para evitar que os brasileiros descobrissem a verdade.

Programa Balcão de Direitos é realizado em Vitória

O Balcão de Direitos que é vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) realizou nesta sexta (25) das 8h às 12h emissão de documentação básica, como a 2ª via das certidões de nascimento, 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho e carteira de identidade em parceria com a secretaria de Defesa Social (SDS). A ação aconteceu na quadra da Escola de Referência José Joaquim da Silva Filho (Polivalente), no Bairro do Livramento. Foram beneficiados estudantes e moradores que residem próximo a escola. A atuação do Balcão de Direitos em todo o Estado tende facilitar a vida das pessoas que não têm acesso à documentação. As ações do programa acontecem de forma integrada com outras secretarias, como por exemplo: Secretaria de Defesa Social (SDS) - Resgatando a Cidadania; e a Secretaria de Articulação Social e Regional (SEART) - Governo Presente. Em todas essas atividades o Balcão leva a prestação de serviço de forma gratuita à população.

Espetáculo Mágico de Oz acontece neste domingo em Vitória

O Grupo Máquina Teatral exibe mais uma vez para o público vitoriense, o espetáculo “O Mágico de Oz”, que acontecerá neste domingo (27), com início da peça marcado para às 17h no Teatro Silogeu, em Vitória de Santo Antão. Este será o segundo espetáculo da primeira temporada de apresentações do Grupo. Os ingressos custam R$ 5,00 Criança. R$ 10,00 Adulto.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeitura inicia o Mutirão da Limpeza nos bairros

Visando preparar o nosso município para o período das chuvas a Prefeitura da Vitória deu início na manhã desta quinta-feira (24) ao programa ‘Mutirão da Limpeza’, uma ação que irá visitar os bairros recolhendo lixo, entulho e metralha; desobstruindo galerias e limpado as ruas. O primeiro bairro a receber a ação da Prefeitura da Vitória foi o Jardim Ipiranga onde máquinas patrol, retroescavadeiras, caçambas e mais de cinquenta homens da empresa Locar estiveram envolvidos no mutirão que deu uma nova cara as ruas do bairro. Além do trabalho envolvendo homens e máquinas uma campanha informativa com distribuição de panfletos vem sendo realizada a fim de conscientizar os moradores das localidades visitadas sobre as ações necessárias para evitar alagamentos, doenças e outros transtornos.

PAULA FERNANDES LANÇA NOVO CLIPE, COM A MÚSICA EU SEM VOCÊ

A sertaneja setelagoana Paula Fernandes esbanjou simpatia ao responder a perguntas da imprensa na tarde de terça-feira, 22, em uma coletiva oferecida no Credicard Hall, em São Paulo. Nesta quinta, a cantora lançou seu novo clipe, com a música Eu sem Você. Sobre as contantes polêmicas quanto a seu modo de vestir (a cantora é conhecida pelos corpetes que usa para evidenciar sua cinturinha), Paula foi direta e deixou claro que não pretende mudar. “Acho que a sensualidade não está na roupa, sinceramente, e a vulgaridade também”, disse. “A gente tem que ser feliz e sou feliz do jeito que sou”, completou a beldade. Modesta, a sertaneja declarou que não se apega muito à beleza, mas se considera vaidosa. Para Paula, o sucesso crescente é resultado de um trabalho iniciado há tempos. “Minha carreira é desde os oito anos, faço vinte anos de carreira este ano”, afirmou. “Acho que tem Deus nisso tudo e é verdadeiro. O público gosta do que é verdadeiro”. Além do novo álbum, intitulado Meus Encantos, fãs da sertaneja poderão apreciar um ensaio fotográfico da bela, parte do material de divulgação do disco. “Não fiz esse projeto para vendê-lo, mas sim porque foi o meu momento, e quis mostrar o que estou sentindo neste momento”, declarou a musa ao falar sobre a sessão de fotos. A cantora ainda aproveitou para justificar a boa forma. “Estou malhando pra caramba!”, confessou.

Mãe paga R$ 20 mil para matar o próprio filho

Acusada alegou que estava insatisfeita com o valor da mesada recebida dona de casa Maria Selma Costa dos Santos, de 70 anos, foi nesta quarta-feira (23) em Duque de Caxias (RJ) após confessar ter pago R$ 20 mil a um pistoleiro para matar o próprio filho, segundo a polícia. O empresário José Fernandes dos Santos Reis, de 52 anos, foi morto em 29 de novembro de 2011. A idosa estava descontente com a mesada que recebia dele. Reprodução Reis era dono de uma construtora, de uma fábrica de materiais elétricos, de uma confecção e de uma lanchonete. Casado, morava na zona sul do Rio com a mulher e um filho de 15 anos, e frequentava a casa da mãe no centro de Caxias, onde mantinha um escritório. As desavenças com a idosa eram frequentes. Duas semanas antes do crime, Maria Selma pediu à faxineira Maria José da Silva Dias, de 42 anos, que encontrasse um pistoleiro disposto a matar seu filho. Segundo a empregada, a idosa alegou que o filho estava tomando ilegalmente seus bens e iria deixá-la "na rua". Ela também disse que o filho pretendia matá-la, e por isso o mataria primeiro. A faxineira levou a proposta ao vigia de rua Isaac Paulo de Moraes, de 22 anos, que pediu R$ 20 mil pelo serviço. A idosa pagou R$ 5 mil antes do crime e orientou o vigia a aproveitar o momento em que seu filho saía da casa dela, sempre no início da noite. Ele dispensava o segurança às 19 horas e, ao sair da casa tirava o carro e descia para fechar o portão. Deveria ser morto antes de voltar ao carro, que é blindado. Na terceira tentativa, o vigia conseguiu matar Reis com três tiros e fugir. Depois recebeu mais R$ 15 mil. Segundo a faxineira, ao ouvir os tiros, a idosa disse que o filho tinha ido "para o inferno". Um dia antes de ser morto, o empresário havia dito à mulher que suspeitava que sua mãe estava tramando algo contra ele. Os dois haviam discutido e a mãe chamou o filho de "ladrão". A polícia suspeitou da idosa porque ela contratou um advogado para orientar os depoimentos dela e da faxineira. O vigia e a faxineira também estão presos.

Câmara aprova candidatura de "contas-sujas"

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a liberação de candidatura de políticos que tiveram as contas eleitorais rejeitadas, chamadas de "contas-sujas". A proposta tem como objetivo derrubar o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em março deste ano, que tornava inelegível quem estivesse nessa situação. A proposta segue agora para a análise do Senado. Antes, quem tinha contas eleitorais rejeitadas podia se candidatar porque a Justiça Eleitoral considerava inelegível apenas quem não apresentasse sua prestação de contas. Em março, porém, o TSE baixou uma nova resolução ampliando a inelegibilidade. Com esta decisão, 21 mil políticos com contas rejeitadas estariam fora da disputa. A decisão do judiciário gerou forte movimentação política. O PT entrou com recurso contra a medida e outros 17 partidos da base aliada e da oposição se uniram para pedir a revogação da resolução do TSE. Como o assunto não evoluiu na Justiça, os líderes partidários na Câmara fizeram um grande acordo e aprovaram a matéria de forma simbólica em plenário. Autor do projeto, o deputado Roberto Balestra (PP-GO) argumenta que a rejeição das contas sempre teve caráter administrativo para a Justiça Eleitoral. Para ele, esta ação não pode ser suficiente para restringir direitos políticos. "A simples rejeição de contas de campanha eleitoral não pode, por si só, e sem outras considerações, conduzir à restrição dos direitos políticos, à falta de outros elementos configuradores de conduta reprovável do ponto de vista moral", justifica. A proposta ainda prevê multa para quem tiver as contas rejeitadas, no valor da irregularidade, acrescido de 10%. Os recursos devem ser destinados para o fundo partidário, que é distribuído justamente entre as legendas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prefeitura assina ordem de serviço para início da obra de asfaltamento do Loteamento Real

Na noite desta sexta-feira (18), moradores do Loteamento Real e Nossa Senhora do Amparo presenciaram o início de um sonho: a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica do Loteamento Real. Acompanhado do vice-prefeito Henrique Filho, da secretaria de Obras, Selma Andrade, do deputado estadual, Henrique Queiroz, o prefeito Elias Lira expediu a ordem para o início das obras. Orçada em R$ 592 mil a obra de asfaltamento do Real irá mudar definitivamente a vida dos moradores daquela localidade. Além de beneficiar os moradores do Loteamento Real e Nossa Senhora do Amparo, bairros que tem suas vias principais interligadas, a obra também será importante para as comunidades de Mário Bezerra e Lídia Queiroz que irão utilizar as ruas asfaltadas do Loteamento Real para se dirigirem ao centro da cidade. A pavimentação é uma grande necessidade de moradores como a enfermeira Marlene Campelo, que reside na comunidade há 18 anos. “Fui a quarta moradora a chegar aqui, conheço todos os problemas. Hoje estamos realizando um sonho. Quantos problemas de saúde enfrentamos aqui com a poeira, com a falta de saneamento, esgoto e a lama quando chove. Esta é uma vitória de todos nós moradores”, destacou. Dona Marlene Campelo foi um dos moradores que assinaram a ordem de serviço junto com o prefeito Elias Lira, vereadores e representante da construtora para o início da obra. Nesta segunda-feira, dia 21, será a vez da comunidade do Alto José Leal receber também a ordem de serviço para construção do calçamento das ruas que ainda estão sem a pavimentação.

Concursos em três prefeituras do interior

Três prefeituras pernambucanas estão com inscrições abertas para concursos. Juntas, elas somam mais de 1.200 vagas, em todos os níveis de escolaridade. O maior número de oportunidades (740 mais cadastro de reserva) está no município de Serra Talhada. É também o edital que abarca mais cargos. Os salários vão de R$ 622 a R$ 2,8 mil. Há oportunidade, por exemplo, para carpinteiro, coveiro, encanador, jardineiro, mecânico, pedreiro, pintor, todos de nível fundamental. Quem tem nível médio pode concorrer para agente fazendário, agente social, almoxarife, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de contabilidade, entre inúmeros outros. Já para quem tem graduação há vagas, por exemplo, para analista de sistema, arquiteto, assistente social, auditor fiscal, biólogo, biomédico, economista, engenheiro civil. Os interessado em concorrer precisam ficar atentos, pois as inscrições já se encerram na próxima quarta-feira (23). Podem ser feita no endereço eletrônico www.mettaconcursos.com.br ou no posto de inscrição instalado na cidade, na Praça Barão do Pajeú, 1.015, Nossa Senhora da Penha. Já os melhores salários estão em São Bento do Una, podem chegar R$ 6,5 mil. São 375 vagas no total, em todos os níveis de escolaridade. O prazo de inscrição igualmente está perto do fim, vai até 25 de maio, também no www.mettaconcursos.com.br ou no posto na Avenida Osvaldo Maciel, 47. Em Camaragibe, serão selecionadas 164 pessoas, com salários que variam entre R$ 622 a R$ 1.313,65. As inscrições se encerram em 27 de maio, exclusivamente no endereço www.ipad.com.br/concursos. Postado por VENVITORIA às 09:50 0 comentários

Ministro do STF garante que Ficha Limpa vai ser aplicada em 2012

O ministro, que participou ontem sexta-feira do 3º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba, voltou a defender a constitucionalidade da lei. "Num primeiro momento (a Ficha Limpa) foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal inconstitucional no que diz respeito à entrada em vigor no mesmo ano de sua edição. Quando foi examinado o mérito, o Supremo confirmou que a Lei da Ficha Limpa é inteiramente constitucional e se aplica às eleições municipais de 2012", disse. No mesmo encontro, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, acredita que a dificuldade da Lei Ficha Limpa deve recair sobre os juízes. "A lei terá plena aplicação nas eleições deste ano e compete ao juiz fazer com que seja plenamente eficaz jurídica e socialmente", afirma. Ela também garantiu que a Justiça Eleitoral está preparada para o eventual aumento de julgamentos de inegibilidade. "A Justiça Eleitoral brasileira é considerada uma das mais eficientes do mundo, porque consegue dar solução ao que lhe é demandado e desta vez não será diferente. O TSE e todos os TREs do país estão altamente qualificados para que a lei seja cumprida no próximo pleito, deixando evidente que todos os políticos devem cumpri-la exatamente como qualquer cidadão brasileiro", promete. Juristas brasileiros reunidos no congresso, no entanto, criticam as inconsistências da legislação e temem pelas contradições ainda existentes: "A retroatividade e as novas hipóteses de inegibilidade ainda não foram formatadas definitivamente. Com certeza a lei será um personagem nas eleições deste ano", disse o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Luis Fernando Pereira.

Boato a ameaça de atentado ao colégio 3 de Agosto

Na manhã desta sexta feira um boato que alunos do Colégio Municipal 3 de Agosto em Vitória de Santo Antão estariam sendo ameaçados de morte (através de carta anônima) provocou a ida de vários pais de alunos para o estabelecimento de ensino e a presença da Polícia Miliatar. Procuramos a diretoria do colégio para verificar a veracidade dos fatos e fomos informados que tudo foi boataria sem fundamentos. Quanto aos pais que procuraram o estabelecimento a direção do colégio deixou ao critério dos mesmos se queriam levar seus filhos para casa. Uma das professoras do 3 de Agosto disse revoltada não entender tanta perseguição com o 3 de agosto. “No inicio do ano letivo houve o boato que o prédio estaria para desabar, contratamos até engenheiros para desmentir o boato que culminou com a transferência de vários alunos de nossa instituição”declarou a mestra. As aulas não foram interrompidas porem o rendimento foi prejudicado devido ao clima de insegurança gerada pela falsa comunicação.

Dois homicídios nesse final de semana em Vitória

O Plantão da Delegacia da Vitória de Santo Antão, registrou neste final de semana dois homicídios. O primeiro ocorreu na madrugada deste domingo, por volta de 1:30h no Loteamento Militina, em Vitória. A vítima foi o trabalhador rural Adriano Manoel dos Santos, de 23 anos, que residia no Engenho Cacimbas – Zona Rural da Vitória. De acordo com informações de populares, o rapaz foi morto a tiros efetuados por um homem desconhecido que fugiu a pé. Caso II – O segundo homicídio ocorreu também pela madrugada, ás 3h, no interior de um bar localizado na Rua “ A “, no Bairro de Redenção, em Vitória de Santo Antão, e teve como vítima, Marcos Aurélio da Silva, de idade não informada, residente na Granja Imaculada Conceição – Sítio Terra Preta, em Vitória . A vitima foi atingida por um tiro na altura do peito esquerdo e outro na cabeça. Os corpos foram encaminhados para o IML no Bairro de Santo Amaro no Recife. A Polícia Civil está investigando as motivações e autorias dos dois homicídios.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

DILMA, CADÊ A AGUÁ?

Quando a presidente Dilma Rousseff, no final de abril passado, anunciou que estava lançando um plano de enfrentamento à seca que se prenunciava como a pior nos últimos 40 anos e que estava criando o “Bolsa Estiagem”, escrevi o artigo Mais uma Bolsa Esmola, onde perguntava o que tinha sido feito da tão falada e “ufanizada” Transposição do rio São Francisco. Dilma combinou com todo mundo, menos que com a seca e esta chegou com tudo, provocando um confronto que os catastrofistas só a imaginaram no futuro: a guerra pela água. Em Pernambuco, essa luta já começou com tiros, morte e exploração da miséria. Protestos desesperados são registrados não só lá, mas em várias regiões do semi-árido, onde a estiagem já se alastra por 1.100 municípios. A população pede providências imediatas dos governos para amenizar os efeitos devastadores. Outra face cruel para as vítimas da seca é a exploração: se no passado eram os coronéis que manipulavam currais eleitorais distribuindo água, hoje as denúncias recaem sobre ‘pipeiros’, geralmente candidatos a vereador e seus cabos eleitorais, donos dos caminhões de água. As barragens ficaram secas, o povo está com sede, mas o carro leva água para colher voto. Os donos dos caminhões ganham por dois lados: recebem do governo e o voto do povo. As pessoas prejudicadas não reclamam porque têm medo. É isso aí, a Transposição foi para o espaço levando na garupa a Construtora Delta, e o Bolsa Estiagem, foi para o bidê, isto é o cemitério dos que ainda na nasceram.

Polícia Civil decidirá se fará paralisação de 24h amanhã

Será decidido nesta quinta-feira (17), se os policiais civis farão uma paralisação de 24h em todas as delegacias de Pernambuco na próxima semana. O ato seria um protesto da categoria devido ao descaso com que as negociações da campanha salarial 2012 estão sendo recebidas pelas autoridades. A decisão será tomada após votação em Assembleia Geral Extraordinária amanhã às 19h, no auditório do sindicato, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Cláudio Marinho, a pauta de reivindicação foi entregue no dia 14 de fevereiro e somente agora o governo respondeu informando que não há o que discutir financeiramente e deixando aberta a negociação das pendências administrativas, como o excesso de carga horária. A proposta do sindicato é que na próxima semana todos os setores da PC parem deixando apenas o suficiente para o cumprimento da lei que determina que os cidadãos não podem ficar sem assistência aos serviços essenciais. A ação ainda faz parte da Operação Cumpra-se à Lei.